Presidente da Porto Seguro fala da importância do Planejamento Sucessório

Em evento realizado pelo Jornal O Estado de São Paulo, o Presidente do Conselho de Administração da Seguradora Porto Seguro, Jayme Garfinkel, falou sobre a importância de se tomar algumas medidas para evitar conflitos em empresas familiares.

 

Durante sua fala, Jayme afirmou que era “MBA em conflito familiar”, isto porque após a morte de seu pai, fundador da Porto Seguro, ele enfrentou disputas familiares durante 24 anos, especialmente com sua irmã e seu cunhado.

 

Segundo Jayme as disputas ocorreram porque ele e mãe pensavam pró-empresa e os demais divergiam da forma como eles pensavam. Como Jayme não possuía capital suficiente para adquirir a participação de sua irmã, a solução foi abrir o capital da empresa na bolsa.

 

Em seu relato, Jayme falou que as disputas se encerraram apenas após a abertura do capital da empresa e da venda de 30% da marca.

 

A experiência vivida por Jayme serviu como aprendizado. Hoje, casado e com 2 filhos, ele faz de tudo para evitar os problemas que teve com a irmã: “A cada três meses, nos isolamos e falamos sobre a carreira deles (filhos). Minha mulher e eu participamos. Hoje, eles (os filhos) conversam bastante. Porque só conversando é que você dilui as dúvidas".

 

Além de se preocupar com as questões envolvendo a sucessão, Jayme adota uma regra que considera ser de ouro: “Dinheiro da empresa é da empresa, não é da família”.

 

Se um grande empresário, presidente de uma das grandes empresas do Brasil, tendo acesso aos melhores profissionais do mercado, passou pelos perrengues que passou, imagine você pequeno e médio empresário que sofre do mesmo mal e, até agora, não possuía os recursos para enfrentá-los?

 

A Prospere foi criada para possibilitar que pequenos e médios empresários também acessem profissionais capacitados e possam receber uma consultoria de qualidade, especialmente no que diz respeito à sucessão, e por um preço justo, condizente com o porte do negócio.

 

Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/pme,sou-mba-em-conflito-familiar-diz-jayme-garfinkel-da-porto-seguro,70002061255,0.htm

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

As vantagens da tributação da produção rural na pessoa jurídica

August 7, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo